quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Preço a Pagar pelo Progresso – A Desumanização




Progresso X Desumanização

Existe sempre um preço a pagar pelo progresso. Na maioria das vezes, uma nova tecnologia resolve um problema pendente, mas cria outros, e há uma forte tendência para omitir este segundo aspecto. Vê-se constantemente na automatização dos serviços, dos bancos, dos comboios... Após haver suprimido os homens em proveito de máquinas mais eficazes, constata-se uma profunda desumanização.
O homem é um ser histórico, social e cultural, e desde tempos antigos, traz consigo um juízo de constante desenvolvimento intelectual. A cada instante, a ciência apresenta uma nova tecnologia; a cada nova tecnologia apresentada, um novo passo rumo a desumanização, razão pela qual o ego vem se tornando o centro do ser, e as pessoas, dia após dia se distanciando uma das outras, dando lugar à frieza, a incompaixão, e ao homo-virtualis. A isso chamam “progresso”.
O fator desencadeador deste paradigma, é que, após milhares de anos vivendo na caverna, o homem migra para a vida em sociedade, estabelecendo as primeiras aldeias de que nos conta a história. E a partir de então, dá início à grande corrida científica, marcando o ápice das mudanças ocorridas no modo de vida da espécie. Em pouco tempo, já não restavam dúvidas; o “progresso” estava por toda parte: nas indústrias, nas escolas, nas pessoas. Alcançar um estado superior era o ideal; superar os limites do saber era a ordem.
Nos dias atuais, graças à ciência e tecnologia, - as promotoras do “progresso” -, as indústrias fabricam aviões, que cheios de pessoas caem nos oceanos. Cientistas formados nas mais modernas escolas criam armas nucleares de destruição em massa. As pessoas, que outrora moravam em aldeias de fácil acesso, moram em apartamentos de luxo, ou em casas cercadas por grandes muros. O contato pessoal, este vem sendo gradativamente substituído pelo telefone, e-mails e outros meios provenientes do mundo virtual. Logo, a pergunta que soa gritante é: isso é mesmo “progresso”?
A tecnologia é fruto da ciência, e esta por sua vez, fruto do homem. Desta feita, vê-se a inversão dos valores: usa-se a vida para a tecnologia, e não a tecnologia para a vida, desencadeando neste processo, a depreciação de princípios humanos, tais como: a família, os amigos, o abraço, e até mesmo um aperto de mão. É sabido que, se o homem está realmente progredindo ou não, é assunto para longas discussões no meio político, econômico e/ou religioso. Mas o fato é, que, se o tal “progresso” continuar, em breve, a tecnologia é quem contará nossa história.

ATIVIDADE

1) Leia o texto e assita ao vídeo "Humanizar ou Desumanizar?". Poste seu "comentário". Como o progresso interfere na desumanização do homem?

2) Atividade de autoria – retrate através de uma “fotografia” a relação entre ProgressoXDesumanização.

Você deverá fotografar no celular/máquina uma imagem com esta representação e trazer na próxima aula.


Abraços,

Pró. Elenilda




20 comentários:

  1. que com o progreço as pessoa pençam sempre em melhorar de vida custe o que custar nao ligam para as pessoas, estao sempre atraz de melhorias e de novas tecnologias e se esquecendo das pessoas que precisao, finge que nao estao vendo o lado das pessoas que estao necessitando de ajuda


    alunos: felipe e gilvanei da turma 2ºv06

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vocês já tiveram aula de português alguma vez? qw'

      Excluir
  2. Quando uma pessoa tem uma classe baixa e com o passar do tempo passa a ser de uma classe superior ela começa pensar diferente de antes.
    esquece que ja passou pela classe baixa e começa a se acha( melhor do que os outros). as pesoas ricas saõ mais egoistas ou seja a riquez a faz as pessoas serem desumanas. alunas: josilene, adeliane e juliana 2°v06

    ResponderExcluir
  3. porque as pessoas que tem mais condiçoes de vida nao pensa em AJUDAR O PROXIMO SO PENSA EM SI PROPRIO

    ResponderExcluir
  4. Isso já é visivél aos olhos de quem quer vê.O progresso do homem ,tem feito com que esses crie sua propria vida se esquecendo que sempre a teve.Sua familia é substituida pelo escritorio,seus amigos pela internete,as paisagens naturais pelos grandes prédios,sua integraçâo social pelo telefone,e assim o homem se esquece que o progresso deve ser não só externo,mas interno,deve se ocorrer a humanizaçâo,e ai sim estaremos progredindo.
    ALUNAS:NÁDIA VFANESSA E ANA THAISE TURMA:2ºV06

    ResponderExcluir
  5. Esse processo é importante para o homem,porém tudo tem seu lado bom e ruim.Influenciam na desumanização do homem,pois esse processo acontece dicossialmente entre a sociedade,favorecendo apenas as classes mais altas e, esquecendo as mais pobres.

    aluno :Rogério turma:2V06

    ResponderExcluir
  6. O Que nós vimos no texto e no vidio que é uma dramatica realidade.
    E niguem faz nada pra mudar essa situação que esta presente no nosso dia dia . Sirlei Itamar

    ResponderExcluir
  7. O texto e o vídeo fala um pouco da desumanidade que está havendo nao só em nosso país mas em todo o nosso planeta. O vídeo mostra uma moça pedindo comida perto de uma universidade, mas nenhum dos alunos tem a coragem de ajudá-la por causa de sua classe social. Se olharmos de um certo ponto de vista isso tudo é culpa da tecnologia na maioria das vezes uma nova tecnologia resolve um priblema pendente mais cria outros fazendo com que as pessoas esqueçam umas das outras
    alunos: williams de oliveira franciele silva dos santos

    ResponderExcluir
  8. porque as pessoas que tem mais condiçoes de vida nao pensa em AJUDAR O PROXIMO SO PENSA EM SI PROPRIO.
    Alunas - Erika EDILEUZA FERNANDA

    ResponderExcluir
  9. O PROGRESSO INTERFERE NA DESUMANISAÇÃO DO HOMEM
    DEVIDO AS NOVAS FORMAS DE TECNOLOGIAS POR QUE JA COMEÇOU SUBISTITUINDO O HOMEM PELE MAQUINA PROVOCANDO DESEMPREGO SIMUNTANHAMENTE ,I ASSIM OCORRE A DESUMANISAÇÃO DO HOMEM.O HOMEM E È MUITO FRIO POIS NÃO SI IMPORTA COM O OUTRO.
    aLUNOS - JUBERLAN E FLAVIO

    ResponderExcluir
  10. eu quero saber o que e desumanização ?

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. O velho sistema aleijado desde que foi criado, conhecido como capitalismo coloca a produção na frente do ser humano, consequentemente penaliza por falta de ética ""Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece a sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evita ferir toda a coisa que vive." - Albert Schweitzer (1875-1965)." todas as formas de vida terrena, gerando dependência de recursos artificiais, que terminam destruindo todo eco sistema!

    ResponderExcluir
  13. As pessoas , dia apos dia se distanciando uma das outras , dando lugar a frieza , a incompaixao.por que isso esta acontecendo? Qual seria a solução para tal situação? Alguem pode me responder

    ResponderExcluir
  14. UAU PESSOAL, MAS QUE TEXTO BOM, QUERO MUINTO PARABENIZAR A PROFESSORA ENELILDA PELO TRABALHO, O PROGREÇO E REALMENTE MUITO ROIM..

    ResponderExcluir
  15. O que o progresso interferiu na desumanização do homem??

    ResponderExcluir