quarta-feira, 25 de novembro de 2009




Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam em diversos expressões como, por exemplo, a música, a religião e a culinária. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados tanto pela quantidade de escravos recebidos como pela migração interna dos escravos, em virtude do fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.

Todas as manifestações culturais afro-brasileiras eram proibidas, desprezadas, desestimuladas e perseguidas porque não eram parte do universo cultural europeu, não representavam civilidade, mas sim, uma cultura selvagem e atrasada em contra-ponto à Europa em desenvolvimento.Entretanto, a partir de meados do século XX, as expressões culturais afro-brasileiras começaram a ser gradualmente aceitas, admiradas e celebradas pelas elites brasileiras como expressões artísticas genuinamente nacionais. Nem todas manifestações culturais foram aceitas ao mesmo tempo. O samba foi uma das primeiras expressões da cultura afro-brasileira a ser admirada quando ocupou posição de destaque na música popular. Posteriormente, o governo da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas desenvolveu políticas de incentivo do nacionalismo nas quais a cultura afro-brasileira encontrou caminhos de aceitação oficial.

Os negros trazidos da África na condição de escravo, geralmente eram imediatamente batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. A conversão era apenas superficial e as religiões de origem africana conseguiram permanecer, geralmente através de prática secreta. Algumas Religiões Afro-Brasileiras ainda mantém quase que totalmente as suas raízes africanas, como é o caso do Candomblé e Xangô do Nordeste, outras formaram-se através do sincretismo religioso como o Batuque e Umbanda. Em maior ou menor grau, as Religiões Afro-Brasileiras mostram influências do Catolicismo e da “Encantaria” européia.

A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa. Na Bahia existem duas maneiras de se preparar os pratos "afros". Uma mais simples, sem muito tempero, que é feita nos terreiros de candomblé para serem oferecidos aos Orixás, e a outra, fora dos terreiros, onde as comidas são preparadas e vendidas pela baiana do acarajé, nos restaurantes, e nas residências, que são mais carregadas no tempero e mais saborosas. A culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como acarajé, vatapá e moqueca. A feijoada é considerada o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos e carne de porco. Começou, certamente, quando escravos negros tentaram reproduzir pratos típicos da culinária portuguesa da região do Porto que misturavam feijão branco com carne de porco. Os escravos negros modificaram a receita, pois só tinham acesso a feijões pretos, às partes rejeitadas do porco que eram salgadas (pés, rabos, orelhas) e à carne-seca. A feijoada é acompanhada pela farofa, prato a base de farinha de mandioca, com origem indígena e couve refogada. Um dos Pratos mais famosos da Bahia é o Vatapá e o Acarajé.


O negro não apenas povoou o Brasil e deu-lhe prosperidade econômica através do seu trabalho. Trouxe, também, as suas culturas que deram a identidade fundamental da cultura brasileira.

"Preservar e cultivar a cultura negra no Brasil é passo importantíssimo para os estudiosos africanos, para que juntos, africanos e brasileiros, possam reconstituir a cultura dessas duas regiões. Além do fato de ser o Brasil o reconstrutor do flagelo que derramou o sangue africano...".


ATIVIDADE

1) Leia o texto e assista ao vídeo “identidade”.

2) Busque na web imagens de personalidades negras da sociedade brasileira. Salve sua imagens no “powerpoint”.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Teorias Científicas - Empirimo e Positivismo

O empirismo e o positivismo fundam o conhecimento, mesmo intelectual, na “experiência”. Nega, em consequência, o conhecimento do intrínseco do ser das coisas.

Nesta condição, o saber alcança validamente apenas as relações extrínsecas, e formaria conceitos operacionais. Assim, por exemplo, se conhecem o tempo e o espaço, em termos de relacionamento, e não em si mesmos.

Não obstante, o empirismo e o positivismo são internamente incoerente, e por isso mesmo rejeitáveis.

É difícil assegurar, que se possam conhecer as relações entre as coisas, sem primeiramente entender a relação em si mesma. Não se entenderiam, por exemplo, as relações de espaço, de tempo, de causa, de efeito, sem alguma compreensão anterior do ser da relação, bem como do ser do espaço e do tempo, do ser da causa e do efeito.

Não negando diretamente a ocorrência das essências, o empirismo e o positivismo as relega ao impraticável. Nesta perspectiva global, o positivismo se define como a filosofia que reconhece a ciência e nega a metafísica, além de muitos aspectos da filosofia natural e da ética. Assim o fazendo, o empirismo contém algo de incoerente.

No contexto do empirismo e do positivismo, somente seria possível estabelecer algo acima da experiência, em termos de hipótese, à base da indução. Deus poderia surgir como hipótese, porém esta nunca provada definitivamente.

Positivismo

O mundo funciona segundo leis naturais que lhe são inerentes, e não segundo a intervenção de seres sobrenaturais (Deus) nem de energias, espíritos ou forças igualmente sobrenaturais. As leis naturais correspondem à maneira regular e constante como os fenômenos do mundo e do homem acontecem (fenômenos da mate´matica, da astronomia, da física, da química, da biologia, da sociologia e da psicologia, ou seja, os que se referem ao Mundo e ao Homem).

Empirismo

O empirismo consiste na mera acumulação de fatos , na observação pura e simples, sem que eles sejam combinados em uma teoria,ou seja,em uma tentativa de explicar os fenômenos com base nestes fatos.

ATIVIDADE

1) Leia o texto e assista aos vídeos “empirismo” e “positivismo” no blog. Qual a semelhança entre “positivismo” e “empirismo”?

2) Busque na Web textos sobre o conteúdo e elabore um “esquema” no Word sobre as características de cada teoria científica.

O Preço a Pagar pelo Progresso – A Desumanização




Progresso X Desumanização

Existe sempre um preço a pagar pelo progresso. Na maioria das vezes, uma nova tecnologia resolve um problema pendente, mas cria outros, e há uma forte tendência para omitir este segundo aspecto. Vê-se constantemente na automatização dos serviços, dos bancos, dos comboios... Após haver suprimido os homens em proveito de máquinas mais eficazes, constata-se uma profunda desumanização.
O homem é um ser histórico, social e cultural, e desde tempos antigos, traz consigo um juízo de constante desenvolvimento intelectual. A cada instante, a ciência apresenta uma nova tecnologia; a cada nova tecnologia apresentada, um novo passo rumo a desumanização, razão pela qual o ego vem se tornando o centro do ser, e as pessoas, dia após dia se distanciando uma das outras, dando lugar à frieza, a incompaixão, e ao homo-virtualis. A isso chamam “progresso”.
O fator desencadeador deste paradigma, é que, após milhares de anos vivendo na caverna, o homem migra para a vida em sociedade, estabelecendo as primeiras aldeias de que nos conta a história. E a partir de então, dá início à grande corrida científica, marcando o ápice das mudanças ocorridas no modo de vida da espécie. Em pouco tempo, já não restavam dúvidas; o “progresso” estava por toda parte: nas indústrias, nas escolas, nas pessoas. Alcançar um estado superior era o ideal; superar os limites do saber era a ordem.
Nos dias atuais, graças à ciência e tecnologia, - as promotoras do “progresso” -, as indústrias fabricam aviões, que cheios de pessoas caem nos oceanos. Cientistas formados nas mais modernas escolas criam armas nucleares de destruição em massa. As pessoas, que outrora moravam em aldeias de fácil acesso, moram em apartamentos de luxo, ou em casas cercadas por grandes muros. O contato pessoal, este vem sendo gradativamente substituído pelo telefone, e-mails e outros meios provenientes do mundo virtual. Logo, a pergunta que soa gritante é: isso é mesmo “progresso”?
A tecnologia é fruto da ciência, e esta por sua vez, fruto do homem. Desta feita, vê-se a inversão dos valores: usa-se a vida para a tecnologia, e não a tecnologia para a vida, desencadeando neste processo, a depreciação de princípios humanos, tais como: a família, os amigos, o abraço, e até mesmo um aperto de mão. É sabido que, se o homem está realmente progredindo ou não, é assunto para longas discussões no meio político, econômico e/ou religioso. Mas o fato é, que, se o tal “progresso” continuar, em breve, a tecnologia é quem contará nossa história.

ATIVIDADE

1) Leia o texto e assita ao vídeo "Humanizar ou Desumanizar?". Poste seu "comentário". Como o progresso interfere na desumanização do homem?

2) Atividade de autoria – retrate através de uma “fotografia” a relação entre ProgressoXDesumanização.

Você deverá fotografar no celular/máquina uma imagem com esta representação e trazer na próxima aula.


Abraços,

Pró. Elenilda




terça-feira, 10 de novembro de 2009

Filosofia e Ciência











CIÊNCIA E FILOSOFIA

Relações e contradições

A palavra ciência vem do latim scientia, que significa “sabedoria”, “conhecimento”. Como ponto de partida, podemos dizer que a ciência se caracteriza pela busca de conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos do mundo.

Um dos objetivos da ciência é tornar o mundo compreensível, proporcionando ao ser humano meios para exercer controle sobre a natureza. Assim, desenvolvendo uma visão positiva da ciência, o matemático britânico de origem polonesa Jacob Bronowski (1908- 1974) afirma que através do conhecimento científico o “homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão”.

Mas será isso possível?

O filósofo alemão F. Nietzsche chegou a dizer que não. Para ele, o conhecimento se dá através de alguma forma de dominação, isto é, todo conhecimento implica poder.

Sobre essa relação entre ciência e poder, Horkheimer e Adorno disseram, tempos depois:

“O ditador trata o homem como o homem trata a natureza: ele os conhece para melhor os controlar”.

Assim, nessa visão negativa da ciência, a insaciável sede de conhecimento transformou o mundo num inferno tecnológico e causou certa regressão dos valores humanos.

Cabe, portanto, ao filósofo refletir sobre essa ambiguidade da ciência, bem como sobre suas pretensões, suas possibilidades, seus acertos e seus erros, buscando compreender algumas questões, como, por exemplo: qual a especificidade do saber científico, quais as condições desse conhecimento, qual o sentido da ciência, qual o valor da ciência para a vida humana, quais os limites da atividade científica.


Método científico: cada coisa no seu tempo e lugar

Comumente, pensamos que o conhecimento científico se alcança através de um método científico. Mas o que é um método científico? O termo método vem do grego meta = através e hodos = caminho, significando através de um caminho, de um procedimento.

Assim, o modo dos cientistas ao conduzirem suas investigações envolve um núcleo de procedimentos que costuma ser chamado método científico.


ATIVIDADE


Após a leitura, procure na Web textos que possam lhe auxiliar no desenvolvimento das questões:


1. Explique quais as relações e contradições entre Ciência e Filosofia.

2. Explique com suas palavras o que é Método Científico.

3. A filosofia da ciência surgiu a partir de discussões e reflexões sobre a ciência e

seus métodos. Argumente um pouco sobre quais seriam essas discussões e reflexões.


Obs - Digite suas respostas no "Word".